A partir da 4º série
Saída de tempo integral
Santos – SP
Descida da Serra do Mar (Imigrantes ou Anchieta), noções sobre o relevo, importância das rodovias para o desenvolvimento. Santos. Passagem externa pelo Porto. Subida ao Monte Serrat através do bondinho. Aquário Municipal. Museu de Pesca. Bolsa do Café. Recreação dirigida. O roteiro pode ser adaptado para atender aos objetivos pedagógicos da escola.
– Identificar aspectos históricos, biológicos, geográficos e sociais da região da Baixada Santista.
– Desenvolver habilidades de pesquisa, observação, organização e síntese.
– Estimular o trabalho em equipe, a cooperação, a reflexão e a iniciativa.
– Observar o desenvolvimento e expansão geográfica da região ao longo de sua história. Discutindo a história da colonização de São Paulo e do Brasil; o papel das comunidades indígenas e dos primeiros moradores.
– Exercitar a observação e representação da paisagem;
– Observar o desenvolvimento e expansão geográfica da cidade ao longo de sua história.
– Observar a importância das florestas na proteção dos recursos hídricos. O ecossistema Mata Atlântica.
– Educar através de atividades lúdicas, ecológicas e de lazer dirigido, vivenciando uma realidade diferente do dia-a-dia do aluno.
– Transporte em ônibus de turismo com w.c., ar condicionado e cintos de segurança;
– Monitoria treinada (02 educadores por ônibus) para roteiro cultural e recreação;
– Material de apoio (primeiros socorros, sacos de lixo, papel toalha, rádios transmissores, telefone celular);
– Comissaria da manhã e tarde: água, suco, bolinho, bolachas doce e salgada.. Almoço em restaurante de qualidade, dependendo da disponibilidade entre os tradicionais, e cardápio a combinar.
– Apostila de campo;
– Ingressos para as visitas;
– Cortesia para acompanhante da escola.
Obs: Na falta de algum alimento, o mesmo será substituído por similar da mesma qualidade.
História do Brasil.
Ciclos econômicos.
Jesuítas.
Índios.
Poluição.
Meios de transporte.
Estrutura viária.
Noções de orientação e localização.
Relevo.
Solos e processos erosivos.
Noções de oceanografia.
Hidrografia. Matriz energética brasileira.
Economia e comércio exterior. Industrialização.
Urbanização.
Ecossistemas costeiros (Mata Atlântica, praia arenosa, restinga e manguezal).
Turismo e meio ambiente.
Impacto ambiental.
Climatologia.
Biologia marinha.
Artes.
Arquitetura.
População.
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